Com foco em Startups brasileiras, a Singular Spark iniciou suas atividades no intuito de ser uma ponte entre os anseios dos empreendedores e a realidade de abrir empresa na Europa, ou seja, internacionalizar.

Fundada por Felipe Borges, profissional com vasta experiência em Business, a Singular Spark estudou o cenário econômico da Europa, e formatou um serviço de consultoria especializada em internacionalização, que baseia-se no estudo de mercado para expansão de empresas brasileiras em solo Europeu.

Felipe já residiu em diversos países da Europa, e além disso, por trabalhar no ramo da tecnologia aplicada à gestão corporativa, já realizou negociações com todo o território europeu.

Toda essa bagagem relacionada à administração, finanças, logística e processos gerenciais trouxe segurança para mapear o mercado europeu e identificar os melhores lugares para se empreender.

Onde fica a Singular Spark Consultoria?

Atualmente, a Singular Spark está situada na Espanha, em uma cidade de grande relevância, não só para a Europa, mas também para o mundo, que é Valência.

Considerada a cidade mais saudável do mundo em um ranking que compara diversas cidades de países desenvolvidos, Valência tem se tornado relevante por sua atividade econômica propícia para a criação de novas empresas ligadas ao ramo tecnológico.

Além do ambiente favorável para abertura de novos empreendimentos, a Espanha dispõe de programas específicos para apoio a Startups, incentivando assim o crescimento dos novos players do mercado europeu.

Valência conta com as melhores universidades da Europa, o que representa mão de obra qualificada no quesito tecnologia e inovação. 

Além disso, a cidade tem atraído o olhar de empreendedores e investidores a partir do Valência Digital Summit, um dos eventos mais relevantes do ramo tecnológico em toda a Europa.

Experiência e Inteligência sobre o mercado europeu

Unindo toda a experiência da Singular Spark com o ambiente favorável presente na Espanha, o objetivo da consultoria é acompanhar o empreendedor e conduzi-lo em uma jornada de imersão no país de destino.

Nesta jornada, através de métodos como o MABA (Market Attractiveness Business Position Assessment) e MarketFit, a Singular Spark realiza juntamente com os CEOs de Startups um estudo detalhado que se divide em 6 pilares principais:

  1. Estudo econômico

Nesta fase, aplica-se um estudo econômico do país, avaliando o histórico de crescimento, bem como as áreas da economia que mais precisam de impulsionamento.

Neste sentido econômico, observa-se também as metas da própria empresa que deseja se internacionalizar. 

Realizamos um estudo do crescimento da empresa nos últimos anos, traçando assim metas para a expansão.

  1. Abordagem exploratória da cultura do país

Por questões culturais, muitos produtos ou serviços talvez não sejam bem vindos por uma questão de costumes locais ou preferências regionalistas.

Por este motivo, é interessante contar com uma consultoria que conheça o país e sua construção cultural.

  1. Análise de viabilidade do produto no país escolhido

Esta análise é uma etapa importantíssima, pois ela pode eliminar a intenção de internacionalizar logo no início do período de prospecção do país.

Isso ocorre porque dependendo dos hábitos das pessoas, é comum que alguns tipos de produtos não “vinguem”, ou seja, não tenham aderência por motivos regionais, ou até mesmo pelo desuso.

Nesta análise estudamos o produto ou serviço da empresa, realizamos um mapeamento das dores que este produto resolve e assim, avaliamos a compatibilidade dessas soluções com a expectativa do público-alvo.

  1. Imersão de mercado (estudo de concorrência e precificação)

Empreender com um produto inovador, porém em um mercado saturado pode ser um indicador de risco. 

Se o país de destino já conta com uma atividade local repleta de empresas que entregam a mesma solução e que, por este motivo, têm alta competitividade de preços, logo se percebe a inviabilidade de empreender no mesmo ramo.

  1. Averiguação legal e burocrática

Cada país possui legislações específicas com base em suas próprias constituições. 

Avaliar este processo vai dar ao empreendedor uma ideia de quanto tempo ele levará para percorrer as etapas de internacionalização.

Além disso, será mais fácil levantar todas as documentações necessárias, bem como o valor necessário para abertura de empresa no país escolhido.

  1. Plano financeiro

Esta é uma das fases mais criteriosas do plano, pois envolve uma análise minuciosa dos riscos e oportunidades financeiras.

Analisa-se nesta fase, desde o valor da empresa, seu capital de investimento, estudo dos custos fixos e variáveis para abertura de empresa na Europa, bem como custos com profissionais, burocracias e impostos.

Este planejamento também é crucial para avaliar a viabilidade de internacionalização através da análise de riscos.

A partir desses seis pilares, a Singular Spark conduz o plano de internacionalização, levando em consideração todos os aspectos que possam representar riscos ao negócio.

Dessa forma, a consultoria garante a viabilidade da expansão da empresa no território Europeu, diminuindo riscos e aumentando as oportunidades de negócios.

Qual a visão da Singular Spark sobre o mercado internacional?

A consultoria acredita no potencial europeu, sendo um dos fatos a própria União Europeia (UE) que reúne dezenas de países, facilitando assim a viabilidade de negócios, networking e compartilhamento de ideias e experiências com profissionais de diferentes culturas e realidades econômicas.

Internacionalizar é bem mais do que exportar um produto para outro país ou realizar negócios com clientes internacionais.

A internacionalização caracteriza-se  pela capacidade da empresa emergir no solo do país destino, com a intenção de buscar crescimento e expansão a partir de uma movimentação local.

Além disso, estar situado na própria Europa traz mais credibilidade às empresas que desejam realizar negócios com países da UE.

Nosso compromisso também é voltar os olhos dos empresários brasileiros ao mercado europeu, já que a tendência de muitos empreendedores que desejam internacionalizar seus negócios é prospectar o mercado americano.

O que você precisa para iniciar sua jornada de internacionalização?

Uma conversa online já é o suficiente para mapearmos o seu momento como empreendedor e estudar a viabilidade do seu processo de internacionalização.

Ao entrar em contato com o time comercial da Singular Spark, você vai sanar as primeiras dúvidas sobre o mercado europeu, e assim clarear a visão sobre empreender na Europa.

Temos uma filosofia de trabalho voltada para a segurança e transparência dos dados, pois entendemos que internacionalizar é uma das decisões mais importantes (se não a mais importante), na vida de um empreendedor que visa o crescimento e a expansão de seu negócio.

Que tal conversar com nosso time para conhecermos melhor o seu negócio e as suas intenções com o mercado europeu?

Acesso nossa página de contato, preencha seus dados para que possamos retornar o contato e agendar uma conversa.