O Brasil tem se tornado uma referência mundial quando o assunto é Inovação e Tecnologia (Startups). Não é atoa que alguns “unicórnios” ganharam tamanha visibilidade a ponto de internacionalizar seus negócios, expandindo assim a visibilidade do Brasil no cenário tecnológico mundial. Você sabe quais são as maiores startups do Brasil?

Quem nunca deu uma espiadinha da Forbes para saber como está o Brasil diante do cenário do mundo Business?

De acordo com a Forbes, o Brasil hoje se posiciona como o 10º país que mais concentra Startups avaliadas em mais de U$ 1 bi de dólares, ou seja, os unicórnios brasileiros colocaram o país verde e amarelo no mapa dos negócios.

As empresas brasileiras ligadas à tecnologia têm trazido soluções para os mais diversos nichos do mercado, desde o Agronegócio (Agrotechs) até mobilidade urbana.

Este artigo vai mostrar para você quais são as maiores startups do Brasil, mas antes, iremos mostrar um panorama sobre o cenário dessas empresas de tecnologia pelo território nacional.

É difícil montar uma Startup no Brasil?

Para montar uma Startup no Brasil é necessário ter as parcerias certas, além de um nível de engajamento muito grande em prol de uma causa específica.

A parceria certa, em nossa visão, é composta por pessoas de diferentes áreas de atuação e experiências profissionais que se unem em prol da criação de uma solução tecnológica.

Em geral, uma startup nasce de uma iniciativa pensada por 2 ou mais pessoas, visando solucionar um problema social latente, ou preencher uma lacuna da atividade humana, trazendo facilidade e simplificação ao dia a dia das pessoas.

A partir da ideia, cria-se então o produto, que geralmente está ligado a um software, cujo desenvolvimento baseado em inteligência artificial (IA), automatiza processos e análises, dando às pessoas mais tempo e precisão nos dados.

No Brasil existem inúmeras histórias de startups que se destacaram no mercado por suas soluções e assim atraíram os olhares de diferentes investidores e empresas aceleradoras de startups.

Para alguns casos, receber um aporte é essencial para a visibilidade da Startup, por isso, as empresas deste nicho investem em uma comunicação clara, ampla e repleta de estratégias cuja finalidade é alcançar patamares maiores no mercado da tecnologia.

Quantas Startups existem no Brasil em 2022?

A plataforma Cortex, que é uma das referências de dados sobre as empresas brasileiras, levantou o número relacionado às maiores startups do Brasil em 2022.

De acordo com a plataforma, atualmente temos no Brasil 11.562 startups ativas e elas estão divididas da seguinte forma:

Agora vamos ver como essas startups estão distribuídas no território nacional.

  • 28% Tecnologia da Informação
  • 22% de Serviços
  • 16% do Varejo
  • 11% Indústria
  • 06% Financeiro
  • 17% Outros setores

Como está organizada a distribuição das Startups pelo Brasil?

Não é novidade que o estado de São Paulo se destaca no quesito business, afinal, a grande aglomeração de empresas de iniciativa privada no estado, sobretudo na grande SP, apontaram-no como 25º pólo tecnológico do mundo em 2019.

Das startups brasileiras a distribuição está feita da seguinte forma:

Os 3 estados com maior concentração de startups no Brasil

  • São Paulo: 49,7%
  • Minas Gerais: 8%
  • Rio de Janeiro: 8%

Um destaque especial as Startups do Sul do Brasil

Com 2.585 Startups ativas, o Sul do Brasil concentra 22% do total das empresas deste ramo no Brasil.

A distribuição das startups do sul do Brasil está organizada da seguinte forma:

  • Paraná – 852 startups
  • Rio Grande do Sul – 848 Startups
  • Santa Catarina – 785 Startups

Nesses estados, predomina o ramo da Tecnologia da Informação, que é composto por 15% das startups do sul do Brasil. Continue conosco e leia mais sobre as maiores startups do Brasil.

O cenário de distribuição das Startups nordestinas

A região nordeste do Brasil detém atualmente 5,6% das startups brasileiras. No total, a região mais quente do país abriga 652 empresas

De todos os estados, Pernambuco está em destaque, concentrando em seu território 179 startups. Dessas empresas, 38,5% têm seus produtos e serviços voltados à área de TI.

Quais são as maiores startups do Brasil?

Agora que você já entendeu o cenário das startups do país, vamos conhecer aquelas que mais se destacam em 2022? Vamos então às maiores startups do Brasil.

Separamos aqui algumas curiosidades veiculadas pela Forbes sobre as 3 startups que mais se destacam no Brasil.

QuintoAndar

Com valor aproximado de US$ 5,10 bilhões, a QuintoAndar lidera a lista das das maiores startups do Brasil com maior valor.

Fonte: Site QuintoAndar

A QuintoAndar, que virou unicórnio em 2019, viu no mercado imobiliário uma dor que precisava ser sanada em relação a compra, venda e aluguéis.

Na contramão das grandes imobiliárias, a QuintoAndar lançou uma plataforma segura que auxilia a negociação de imóveis sem a necessidade de um fiador, que é algo muito comum na cultura imobiliária brasileira.

Através de uma análise de crédito simples, o app (disponível em Android e iOS), permite a negociação com menos burocracia sem deixar de garantir a segurança para quem vende.

Presente nas principais capitais brasileiras, a QuintoAndar tem se tornado cada vez mais popular através da ampla aderência de novos públicos.

C6 Bank

Pouco atrás da QuintoAndar, este banco digital hoje detém um valor de mercado de US$ 5,05 bilhões, ficando então com o 2º lugar entre as maiores startups do brasil.

Fonte: Site Milheiro de Primeira

O C6 Banks, assim como outras iniciativas financeiras e digitais, facilitam e automatizam processos para os usuários, tornando a jornada da finança pessoal muito mais fluida.

Porém, alguns destaques do C6 Bank precisam ser ressaltados:

  1. Permite a transferência de dinheiro via SMS
  2. Possibilita a abertura de conta em dólar para quem viaja ao exterior
  3. Dá aos usuários a mobilidade livre nos pedágios (Pedágio sem Fila)
  4. Não cobra taxas pela execução de saques

O que para você pode parecer pequeno, na verdade é uma grande diferença na vida e mobilidade de muitos usuários.

Não é atoa que o C6 hoje se destaca dentre os bancos, assumindo então a 2ª posição nos ranking das Startups mais avaliadas do Brasil.

Creditas

Avaliada em 4,80 bilhões de dólares, a Creditas, que dentre as maiores startups do Brasil ficou com a 3ª posição, é uma plataforma de crédito que ganhou tamanha visibilidade desde que virou unicórnio em dezembro de 2020.

Fonte: Site Creditas

A Plataforma Creditas trabalha com 4 diferentes produtos que conquistaram usuários em todo o Brasil:

  1. Empréstimo com garantia de imóvel,
  2. Empréstimo com garantia de veículo
  3. Empréstimo consignado privado
  4. Financiamento de veículo

Um dos exemplos mais salientes da empresa que libera créditos com menor juro é o empréstimo consignado privado, que realiza o desconto da parcela diretamente da folha de pagamento do usuário, diminuindo assim o risco de inadimplência.

As maiores startups do Brasil: unicórnios da tecnologia

Você percebeu que juntas, essas 3 startups brasileiras citadas aqui somam mais de 15 bilhões de dólares, ou seja, equivale ao valor de dezenas de empresas de grande porte do Brasil.

A grande sacada do valor de uma empresa é o potencial que ela tem de alcançar patamares internacionais, influenciando milhões de usuários.

Quanto maior o volume de alcance, mais essas empresas levam soluções práticas que se tornam parte do dia a dia dos usuários.

A característica que as une é a facilidade e a mobilidade que suas tecnologias dão às pessoas, ou seja, a experiência do usuário mais uma vez se mostra um quesito relevante quando o assunto é a criação de soluções que encantam as pessoas.

E você? Qual a startup brasileira que mais te conquistou nos últimos anos? Deixe seu comentário abaixo, queremos saber o que você pensa sobre este cenário.