Espanha ou Alemanha? Qual o melhor destino para Startups que querem internacionalizar seus negócios? Startups de todo o mundo têm algo em comum que é o desejo de  expandirem seus negócios e alcançarem pessoas com suas tecnologias.

Chega um exato momento em que a necessidade de expansão bate à porta, fazendo com que muitos CEOs olhem para o mercado internacional como uma saída para o crescimento. Contudo:

  • Por onde começar?
  • Qual país escolher?
  • Qual a melhor cultura?
  • Qual melhor clima?
  • Qual população é mais aderente para o meu tipo de negócio?

Pensando nisso, nós da Singular Spark, uma consultoria especializada em Internacionalização de empresas, decidimos abordar aqui e também nos próximos artigos, detalhes relevantes de países da Europa.

A ideia central é comparar países a fim de que você mesmo forme sua opinião sobre qual é o melhor país europeu para abrir o seu negócio.

É importante que você, leitor, entenda que não queremos afirmar aqui qual é a melhor cultura, ou quais pessoas são melhores que outras.

Nossa análise é meramente comercial, ou seja, nossa visão sobre a comparação é totalmente business, então, dito isto, vamos lá.

Espanha vs Alemanha

Para começar nossa série de comparações, vamos aos atrativos de cada país.

Como empreender na Alemanha?

Bandeira da Alemanha para o artigo que compara Espanha com Alemanha em termos de negócios

Por ser um dos países europeus que mais investem em educação, a Alemanha se destaca por ter uma mão de obra qualificada.

Certamente um Startup voltada ao ramo da tecnologia precisará de profissionais que dominem o conhecimento sobre as principais plataformas de desenvolvimento tecnológico.

Além disso, para quem empreende, a questão dos impostos é um grande atrativo. A Alemanha conta com um dos menores impostos da Europa.

Certamente essa informação pesa bastante na hora de realizar um plano de negócio, ou plano de internacionalização.

Um grande acontecimento social na Europa chamado Brexit (Britain Exit ou Saída dos Britânicos no português), marcou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Quem acompanhou tudo isso, sabe o quanto essa ação gerou instabilidade econômica, justamente pelo fato de que a União Europeia visava aproximar os países europeus em termos de negócios.

Mas o que isso tem a ver com os atrativos da Alemanha? A resposta para isso é simples.

Por conta dessa atitude do Reino Unido, muitas empresas britânicas passaram a mirar na Alemanha como um país para se internacionalizarem, de modo a terem seus negócios em um país da União Europeia.

Isso aumenta ainda mais o mix de empresas na Alemanha, colocando o país como um dos focos da tecnologia na Europa e no mundo.

Os relatos de quem abre empresa na Alemanha é de que, apesar das últimas mudanças de simplificação burocrática e também das leis trabalhistas,  a Alemanha ainda é considerada como um país rígido e burocrático.

Os processos de burocracia para abertura de empresa ainda estão muito alinhados um com o outro, ou seja, o empreendedor deverá seguir uma linha lógica e processual para dar entrada na abertura da empresa.

Certamente o país busca essa postura para evitar problemas e também para garantir a transparência com todos.

Contudo, sabemos que estar em um novo país com uma língua completamente distinta e ainda ter que realizar tantos processos, pode ser um momento desgastante para o empreendedor.

Para detalhar um pouco mais sobre o processo de Empreendedorismo na Alemanha, selecionamos um vídeo do canal Natália Ferreira, no qual ela compartilha suas experiências sobre o assunto:

Como empreender na Espanha?

Se você achava que a Espanha era atraente somente pelo fato do idioma ser próximo ao Português, e também por suas belezas naturais e históricas, você estava certo, mas somente em partes. Os espanhóis têm muito mais a oferecer.

A Espanha foi reconhecida como um país de pessoas resilientes por sua história recente de recuperação de uma grande recessão econômica.

Apesar de ter sofrido tal episódio em 2008, a Espanha elevou-se em um curto espaço de tempo a partir de medidas governamentais que projetaram investimentos em tecnologia e inovação.

Uma dessas grandes medidas reflete justamente na realidade das Startups. A Espanha deu às novas empresas de tecnologia a isenção de impostos e investimentos públicos.

Certamente isso torna o país ainda mais atrativo para quem deseja internacionalizar, ou seja, expandir sua empresa em solo internacional.

Através do Instituto de Comércio Exterior da Espanha, sua empresa pode receber apoio para realizar transações e afunilar o relacionamento com outros países da Europa.

Imagem com a bandeira da Espanha para o artigo que compara Espanha com a Alemanha

Isso significa que, além de você ter chance de evoluir com o povo espanhol, você terá à sua disposição um órgão do governo disposto a impulsionar seu relacionamento com outros países, tornando suas fronteiras ainda mais abertas.

A Espanha abriga Valência, a cidade mais saudável do mundo. Isso mesmo, Valência ganhou este título e deu orgulho aos espanhóis após mostrar ao mundo como seu padrão de vida deve ser visto como referência.

A pandemia nos mostrou o valor que tem os hábitos saudáveis, seja na prática de esportes ou até mesmo na disposição de hospitais, leitos, medicamentos e tratamentos eficientes.

Por este motivo, os chamados Nômades Digitais têm observado e desbravado Valência. Profissionais de todo o mundo têm apostado nessa cidade por conta de seus atrativos naturais (cidade litorânea), clima, acesso à internet, e principalmente qualidade de vida.

Além disso, Valência sedia o Startup Summit, um evento a nível internacional que tem atraído os olhares de empresas de todo o mundo.

Outro atrativo de Valência é a quantidade de profissionais recém formados pelas Universidades presentes na cidade.

O portfólio de Universidades situadas na cidade é grande, além de serem reconhecidas como as principais da Espanha.

Novos talentos sempre trazem um Refresh às estratégias, uma vez que esses universitários estão no foco das inovações, lidando diariamente com novidades em todas as áreas.

Por este motivo, empresários brasileiros estão cada vez mais interessados em realizarem seus planos exploratórios de internacionalização visando o território espanhol.

Se você quiser saber mais detalhes práticos sobre como abrir uma empresa na Espanha, é só acessar este artigo.

Conclusão

Como mencionamos na introdução deste artigo, não queremos usar este conteúdo para mencionar quem é melhor ou pior.

Cada empresário tem sua própria experiência, e isso inclui o lado bom e ruim de ambos os países. Contudo, sabemos de uma coisa, estar na Europa é uma grande oportunidade de você criar pontes com o restante do mundo.

A Singular Spark está aqui com um apoio investigativo, exploratório e também como um parceiro de negócios para veicular todo o seu processo de internacionalização, desde o plano inicial, até o acompanhamento da sua evolução.

Vamos conversar sobre o plano de internacionalização de sua empresa? Estamos à sua disposição. Basta enviar seus dados em nosso formulário de contato para que possamos começar este relacionamento.