Se você pousou neste conteúdo sobre Abrir empresa na Europa, é porque está envolvido no tema Internacionalização de empresas, ou seja, empresas que querem expandir seus negócios em solo internacional.

Realizar negócios com o exterior é um ato que já tem nome, relações internacionais, que é um tanto diferente de abrir uma empresa partindo do zero em um país e cultura totalmente diferente.

Abrir empresa na Europa tem sido um objetivo visado por “N” motivos, dentre eles, a existência de um grande número de países desenvolvidos, logística facilitada pela proximidade entre uma nação e outra, continente pluricultural e, principalmente, moeda valorizada em todo o mundo.

Contudo, diante de uma variedade de países existentes na UE (União Europeia), qual a melhor nação para se expandir um negócio que já está bem estabelecido no Brasil?

Nosso  público é formado por uma maioria de Startups Brasileiras, ou seja, empresas de tecnologia em fase de crescimento que anseiam vender seus serviços internacionalmente.

Por este motivo, criamos este artigo para esclarecer detalhes importantes sobre qual país escolher.

Abrir empresa na Europa com a Singular Spark Consultoria

A Singular Spark, é uma empresa de consultoria que tem servido como ponte entre os empreendedores brasileiros que desejam abrir empresa na Europa.

Através de nossos métodos de planejamento e pesquisa, colocamos os empresários em um ambiente de estudo intenso para avaliação de dados que possam servir de suporte para uma decisão tão importante, a de internacionalizar.

Para isso, é extremamente necessário que nosso time seja conhecedor dos diferentes ambientes econômicos da Europa.

Avaliando as diferentes realidades comerciais, econômicas, culturais dentre outros aspectos, criamos ao longo das últimas semanas uma série de artigos que comparam países europeus no quesito “Empreendedorismo”.

Para facilitar seu acesso, listamos aqui:

Internacionalização na Inglaterra

Internacionalização na Alemanha

Internacionalização nos EUA

Internacionalização na França

Por que escolhemos a Espanha?

Existe uma série de motivos pelos quais a Singular Spark definiu a Espanha como território ideal para realizar este processo de ponte para as Startups Brasileiras.

O território espanhol é muito rico em cultura, inserção tecnológica, além de ser um país membro da UE.

Esses são apenas pontos iniciais que marcam a relevância da Espanha no âmbito Europeu quando o assunto é Abrir empresa na Europa.

Separamos abaixo outros atrativos da Espanha que farão você enxergar o real valor do país quando o assunto é internacionalização.

Selecionamos um vídeo do canal Habla Galera que fala sobre a experiência de empreender na Espanha:

Fonte: Canal Habla Galera – Youtube – Thiago

A barreira do idioma

Abrir empresa na Europa envolve iniciar um empreendimento em uma cultura desconhecida, ou no mínimo diferente da nossa já é um desafio.

As pessoas reagem de forma diferente de acordo com as diferenças culturais, por isso, o período de adaptação é complexo em diversos eixos.


Contudo, um dos eixos mais difíceis é o próprio idioma.

Dentre os países que possuem um ambiente propício para internacionalização, temos:

  • França
  • Estados Unidos (apesar de não ser na Europa, é um dos principais destinos dos empreendedores)
  • Reino Unido
  • Suécia

Porém, se formos comparar idiomas, todos os países acima possuem línguas com estruturas gramaticais que requerem um período de aprendizado maior.

Já o espanhol, por ser uma língua de raiz similar ao português, é um idioma muito mais fácil de ser aprendido, facilitando assim o processo de Abrir empresa na Europa.

Dessa forma, você diminui o impacto da adaptação ao inserir seu negócio em um país que pontua positivamente no quesito “comunicação”.

O apoio econômico às Startups

Após o período de crise enfrentado pela Europa nos últimos 10 anos, o povo espanhol precisou se reinventar em termos profissionais, devido às altas taxas de desemprego.

A grande independência empreendedora alcançada pelos espanhóis, fortificou a cultura Freelancer no país, levando muitos profissionais a serem prestadores de serviços independentes.

Essa onda de empreendedorismo popularizou os Coworkings no país, já que a maioria dos profissionais abriu mão de grandes investimentos em estruturas físicas para seus escritórios.

Este modelo de relacionamento profissional impulsionou ainda mais o Networking no país, abrindo espaço para a criação de Startups.

Atento a essa movimentação econômica, o governo espanhol criou uma série de benefícios de apoio às Startups, no intuito de auxiliar novos players no mercado espanhol.

Algo parecido aconteceu no Brasil em 2021 quando foi criada a Lei das Startups para beneficiar as empresas deste modelo de negócio ligado à inovação.

Atualmente a Espanha conta com linhas de crédito de apoio a empresas de tecnologia, eventos exponenciais de networking que têm atraído investidores e aceleradores de startups de todo o mundo.

Este cenário vem crescendo a cada ano, fazendo da Espanha um país cada vez mais cobiçado por empresas que desejam realizar negócios na Europa.

Reunião de grandes players da tecnologia

Madrid, capital da Espanha, é uma cidade exponencial na Europa não somente pelo fato de ser uma capital, mas também por contar com grandes players do ramo da tecnologia.

Um pedaço do Vale do Silício hoje está presente nesta grande cidade. O Google possui poucos campus no mundo, e um deles é situado em Madrid.

Empresas assim atraem uma série de profissionais especialistas no ramo tecnológico, o que aumenta ainda mais o nível de networking do país.

Além disso, a Espanha conta também com parques tecnológicos como o El Parque, localizado em Valencia.

Este parque tecnológico reúne mais de 600 empresas dos mais diferentes nichos, ampliando ainda mais a possibilidade de parcerias.

São empresas que atuam em diferentes áreas do mercado, em destaque:

  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Máquinas
  • Eletrônica
Abrir empresa na Europa - Parque tecnológico Paterna em Valência - Espanha
Fonte da imagem: Site Oficial do Parque Tecnológico Paterna – Valência/Espanha

Falando em Valência, preparamos as próximas seções para abordarmos mais detalhes sobre esta cidade que tem se destacado no ecossistema de empreendedorismo.

Valência no foco da tecnologia

Se você conhece Valência somente pelo fato de ela sediar um dos maiores eventos digitais do mundo, precisamos dizer que há muito mais para se falar.

Valência é reconhecida pelo mercado de tecnologia Europeu pelo evento Valencia Digital Summit que todos os anos atrai profissionais, aceleradores de startups, grandes empresas de tecnologia e amantes do segmento.

Aliando isso ao fato de que as maiores universidades da Europa também se concentram na cidade, pode-se dizer que Valência possui grande destaque no quesito mão-de-obra qualificada.

Essa grande reunião intelectual na cidade tem elevado o nível das pesquisas, colocando a Espanha no mapa das inovações.

Qualidade de vida em Valência

A qualidade de vida em Valência tem servido como exemplo em todo o mundo. Não é atoa que a cidade ganhou dois anos seguidos o título de Cidade mais saudável do mundo.

O ranking liderado por Valência agrupa as cidades mais seguras, com maior expectativa de vida, e com índices de investimento em saúde mais elevados do mundo.

Tudo isso alinhado com a paisagem do local levou a cidade a ser favorita dos nômades digitais, profissionais independentes que prestam serviços digitais sem a necessidade de terem um escritório físico.

Em um contexto pós-pandêmico que levou muitos empresários a reavaliarem a necessidade de manterem suas estruturas físicas, muitas pessoas estão migrando para lugares com melhor estrutura para qualidade de vida a fim de equilibrar empreendedorismo e saúde.

A Espanha pode ser a ponte entre sua empresa e a Europa

Já imaginou como abrir empresa na Espanha, e a partir daí realizar transações com o mercado Europeu?

O fato de sua empresa estar montada na União Europeia pode facilitar muito o fechamento de novos negócios, bem como aumentar sua autoridade no mercado.

Contudo, mais do que apenas sonhar em empreender no exterior, é necessário planejar e agir.

Por este motivo, a SIngular Spark tem se posicionado como empresa “amiga” dos empreendedores brasileiros que anseiam pela internacionalização de suas ideias de negócio.

Convidamos você a conhecer nossos métodos de consultoria para internacionalização, bem como nosso planejamento estratégico focado em resultados e investimentos seguros.

Queremos fazer parte do seu sonho de empreender no exterior. Conte com expertise e o profissionalismo de nossa equipe.