Vamos conhecer as 4 Fintechs brasileiras que ganharam grande visibilidade no ano de 2022, em meio ao cenário de incertezas.

O ano de 2022 foi atípico em diversos sentidos, desde o ponto de vista econômico até o aspecto político, que tem ligação direta com o setor privado.

Ao mesmo tempo em que as empresas continuavam a curva de “retomada” dos negócios pós-pandemia, o Brasil se preparava para a definição do cenário político que trouxe muitas incertezas inclusive aos CEOs de Fintechs, devido à queda nos investimentos e aportes financeiros.

De acordo com a plataforma Distrito, em 2021, foram mais de US$ 6,6 bilhões de investimentos em Startups, enquanto que em 2022, a queda de 45% mostrou um investimento de US$ 3,6 bilhões, devido a questões relacionadas à inflação e até mesmo incertezas políticas.

Contudo, algumas startups ligadas ao setor financeiro (Fintechs) não “dormiram no ponto”, e avançaram em alguns quesitos que as colocaram no foco das pesquisas ligadas ao ramo da tecnologia.

Conforme a pesquisa apresentada pelo Linkedin na segunda quinzena de setembro (2022), 4 das startups mais relevantes do cenário brasileiro são fintechs.

A lista foi liderada pela empresa Neon, uma fintech inovadora que chamou a atenção de investidores brasileiros e internacionais.

Vamos então às 4 fintechs mais relevantes de 2022.

 

Quais os critérios  utilizados pela pesquisa realizada pelo Linkedin?

Para serem elegíveis às análises dos especialistas, as empresas precisavam seguir alguns critérios, que são:

  • Empresas de propriedade privada
  • Número de colaboradores superior a 50
  • Ter sido fundada a um tempo menor de 7 anos
  • Ter matriz no Brasil.

Quanto aos critérios de avaliação, os especialistas do LinkedIn avaliaram itens como:

  • Nível de interesse dos usuários pelas vagas apresentadas pelas Startups
  • Nível de engajamento dos usuários da rede com a marca e também com os colaboradores
  • Crescimento do número de funcionários ao longo dos anos de atividade.

A pesquisa foi realizada com dados computados entre julho de 2021 e julho de 2022.

Startups que mais se destacaram em 2022

A partir dos critérios de avaliação e participação na pesquisa, os quais apresentamos na seção anterior, o LinkedIn divulgou uma lista com 15 Startups que mais tiveram expressividade e 2022 a partir de seu crescimento e popularidade digital:

Abaixo você confere a lista, sendo que grafamos as 4 fintechs que serão alvos do nosso artigo de hoje:

  1. Neon – fintech
  2. C6 Bank
  3. Gupy 
  4. Me poupe!
  5. Flash Benefícios
  6. Z1 – fintech
  7. Caju Benefícios
  8. Pipo Saúde
  9. PayLivre – fintech
  10. Onze – fintech
  11. Buser 
  12. Pier Seguradora 
  13. Azos 
  14. Alice 
  15. Voltz Motors 

Dentre as startups podemos encontrar: banco digitali, healthtechs (startup ligada ao ramo da saúde), Logitech (startup ligada ao ramo logístico), dentre outros nicho.

Vamos então conferir mais detalhes sobre as 4 fintechs que mais se destacaram em 2022.

#FINTECH Nº01

Neon: Fintech ocupa a primeira posição

A Neon é uma das Fintechs que vem conquistando novos usuários a partir da oferta de uma conta digital livre de taxas que empodera as pessoas em relação ao controle de suas próprias finanças.

 

A Neon segue a linha dos novos bancos digitais que encerraram o ciclo das ofertas tradicionais dos grandes bancos, e têm conquistado um público mais jovem, e voltado à facilidades tecnológicas.

Fundada em 2016, a Neon teve uma curva de ascensão bem expressiva, conseguindo mais de 10 mil aberturas de contas nos primeiros 9 meses desde sua abertura.

A fintech tem como fundador Pedro Conrade, que gerou a ideia a partir da criação da Controly, criada antes da Neon em 2014. 

Dentre os principais atrativos, a Neon oferece ao seu público alguns serviços, como por exemplo:

  • Cartão sem anuidade;
  • Cashback;
  • Investimentos em CDB
  • Saque em bancos 24 horas
  • Controle Inteligente de gastos pessoais
  • Transferências gratuitas;
  • Cartão internacional de débito livre de taxas

Quer saber mais sobre a história completa da Neon? Então é só acessar o artigo da empresa dedicado a este fim: Neon: nossa história, produtos, dia a dia e curiosidades.

#FINTECH Nº02

Z1: Fintech que ocupa a 6ª posição no ranking LinkedIn

A Z1 é uma fintech que aproximou-se do público adolescente a partir de uma comunicação ousada e descomplicada, já que seu público-alvo ainda está no caminho de obter experiências financeiras.

Fintechs - Z1 - Startup financeira

Em um ritmo que corrobora com bandeiras de ativismo atuais, a Z1 tem como diferencial a possibilidade de o usuário utilizar seu nome social na parte impressa do cartão, justificando então seu “apoio à identidade” de seus clientes.

Por ser um cartão voltado ao um público menor de 18 anos, a Z1 trabalha com a linha pré-paga, ou seja, o responsável insere créditos no cartão, de modo que o adolescente só usa a opção de crédito com valores pré-estipulados.

Uma iniciativa como esta dá ao adolescente maior liberdade para iniciar sua rotina de organização financeira, ou seja, sua própria responsabilidade, e ao mesmo tempo o protege de custos excedentes, devido ao fato de ser pré-pago.

Conheça mais sobre a Z1 a partir de sua página de informações institucionais.

#FINTECH Nº03

Paylivre: Fintech ocupa a 9ª posição no ranking do LinkedIn

A Paylivre é uma plataforma digital que intermedia transações de pagamentos e recebimentos, facilitando assim as vendas digitais das empresas parceiras.

 

A plataforma possui tecnologia própria, oferecendo então segurança por meio de Compliance e KYC (Know Your Customer), que são práticas de alinhamento da instituição com os aspectos legais do país, e também técnicas de monitoramento de atividades dos usuários com a finalidade de identificar movimentações suspeitas, evitando fraudes financeiras.

A PayLivre permite a integração com outras plataformas, com o fim de prover pagamentos instantâneos, o que facilita a vida de quem compra e vende de forma 100% online.

Quer conhecer mais sobre a PayLivre? Acesse a página de About Us da Fintech.

#FINTECH Nº04

Onze: Fintech que ocupa a 10ª posição no ranking do LinkedIN

 

Conectada com o meio corporativo, a Onze inovou o mercado financeiro criando uma solução que oferece previdência privada aos colaboradores das empresas parceiras por meio do desconto em folha de pagamento.

Com base na real dor da previdência tradicional (INSS), o qual não oferece uma rentabilidade favorável ao beneficiário, a empresa criou uma plataforma que além de promover a educação financeira, facilita o controle da previdência privada por meio de uma interface 100% digital, capaz de dar aos usuários o controle sobre o seu investimento.

Quer saber tudo sobre a plataforma? Acesse a página principal sobre a Onze.

Dores que se tornaram grandes soluções

Assim como a maioria das startups, as fintechs acima surgiram a partir de uma dor ou lacuna existente no mercado.

Todas as fintechs aprimoraram seus produtos e buscaram grandes parcerias que geraram o crescimento exponencial que levou tais empresas ao ranking das 15 Startups com maior visibilidade em 2022.

Dentre elas, destacamos o trabalho da PayLivre, que atende clientes em seu suporte 24/7 em Português, Espanhol e Inglês.

Isso significa dizer que a empresa com matriz no Brasil, cruzou pontes internacionais, atendendo pessoas de outras partes do mundo.

A internacionalização acaba sendo um caminho natural para quem obtém sucesso em uma solução que se expande.

Se você hoje se encontra em um momento de planejar a internacionalização da sua startup, conte com a consultoria da Singular Spark.

Situados na Europa, somos a ponte entre o seu sonho de expandir o seu negócio e a realidade do mercado Europeu.